quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Hipocrisias jornalísticas

Sou jornalista e economista. Por isso, e sem paixões, posso discorrer sobre o que abaixo relato porque conheço as “selvas” dessas profissões. Observo agora, “como nunca antes ocorreu neste País”, que muita gente do meio fala e escreve mais sobre o que não sabe do que outra coisa. Ninguém mais se preocupa em ver “o outro lado da notícia”, checar as informações, investigar, entrevistar quem entende sobre o assunto, ter senso crítico e não acreditar na “fada do dente”. Lembram-se da frase que se usava no Rio antigamente para informar que não sabíamos de nada sobre determinado assunto? Não? Pois quando isso acontecia, a turma tascava: “entendo tanto disso quanto de turbina de avião". Taí... Lembraram? Pois é. Parece que a "grande" pequena mídia entende de turbina de avião. Que coisa! Daí dar no que deu... A grande mídia comeu diversas barrigadas em todo esse trágico acidente da Tam.
As Organizações Globo e grande parte da mídia mostraram a que vieram: "Cansei" de ver no Bom(?) Dia Brasil que a solução é privatizar todos os serviços aeroportuários do Brasil. O lobby é pesado. As mãos de muitos donos de TV, Rádio, Jornal e “jornalistas” inescrupulosos, estão ávidas...
Quem não conseguiu detonar o Lula na eleição, espera fazer agora o 3º turno a qualquer preço, mesmo que seja necessário continuar a pisar sobre os corpos das vítimas desse trágico acidente. No último domingo quando saiu a pesquisa do Datafolha sobre a popularidade inabalável do presidente Lula, atacaram em manchetes do tipo : “APESAR DO CÁOS AÉREO, LULA CONTINUA POPULAR”. O que eles queriam dizer mesmo com esse título seria o seguinte: APESAR DE LULA TER MATADO 200 PESSOAS, O POVÃO IGNORANTE E POBRE AINDA VOTA NELE! É lastimável, para não dizer outra coisa. Isso confirma a cada dia que passa o que querem esses ditos veículos de comunicação (?) e seus "jornalistas" de plantão. Sabem o que é? Eles querem mesmo é dar um Golpe de Estado, tal como a RCTV tentou fazer contra Chaves. Lembram daquele malfadado golpe patrocinado pelos americanos na Venezuela? No entanto, gostaria de fazer justiça. Apesar de tudo isso, não se pode jogar todos os colegas jornalistas, esses sim, sem aspas, no mesmo saco. Há ainda os estóicos, que querem exercer a profissão com dignidade e respeito ao cidadão, na sua função social de bem informar, com isenção e profissionalismo. Pena que a grande maioria (e acreditem, a maioria dos jornalistas é composta de gente honesta) que pensa assim, corre diariamente o risco de ser desempregada e ir “parar no olho da rua”.
Logo abaixo, faço uma lista dos "com-mídia",que na grande maioria das vezes sempre destacam o lado negativo do governo.Para essa turma e veículos de comunicação(?), tudo que o governo Lula faz não presta. Se esta turma toda está "cansada" do Lula, é sinal que o presidente está fazendo um bom governo para a maioria do povo brasileiro.
São eles: TV GLOBO, TV CULTURA/SP, TV RBS, JORNAL O GLOBO, JORNAL ZERO HORA, FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO, VEJA, ESTADO DE MINAS, SITE UOL,ALI KAMEL,WILLIAM WAAK, WILLIAM BONNER, RENATO MACHADO, RENATA VASCONCELLOS, CLÁUDIA BOM TEMPO, MÍRIAM LEITÃO, ALEXANDRE GARCIA, CLÓVIS ROSSI, CARLOS ALBERTO SARDENBERG, ARNALDO JABOR, JÔ SOARES E SUAS JOANETES (LÚCIA HIPPOLITO, CRISTIANA LÔBO,ELIANE CATANHÊDE, LÍLIAN WITTE FIBE E ANA MARIA TAHAM), ALEXANDRE MACHADO,SALETE GOMES,MERVAL PEREIRA, REINALDO AZEVEDO,RENATA LO PRETE, HEBE CAMARGO, OS MARINHOS, FRIAS, MESQUITAS,ETC, ETC, ETC.
P.S.: Quem quiser aumentar a lista, que fique à vontade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente. A grande mídia brasileira é golpista mesmo e é liderada pela Globo, Veja e Folha. Tá faltando a Cristiane Torloni nessa lista e a Regina Duarte também.